sábado, 16 de fevereiro de 2013

Brasil é Tema do Le Monde

Brasil é tema de edição especial de enciclopédia histórica do "Le Monde"

Redação Portal IMPRENSA | 15/02/2013 10:30






O jornal francês Le Monde dedicou um dos números de sua enciclopédia de história contemporânea ao Brasil, informou o portal rfi, na última quinta-feira (14/2). Intitulada “Brasil, epopeia de uma potência emergente”, o fascículo mostra como, desde o início dos anos 2000, os brasileiros ganharam espaço no cenário mundial, embora também aponte as fraquezas da nação.
Leia também


Crédito:Reprodução
Brasil ganha volume especial em enciclopédia histórica do "Le Monde"
“Brasil, epopeia de uma potência emergente” tem mais de 100 páginas, e estava encartado na edição da  última quinta-feira (14/2), como décimo volume da coleção “Compreender o mundo que muda” do Le Monde. 

“Até os anos 2000, o colosso intrépido era apenas um país do futuro. A força e a beleza desse gigante demoraram para se impor. Hoje, como um Gulliver libertado de suas cordas, o Brasil ergue a cabeça e olha para frente, rumo a um mundo global, onde aspira aos papéis principais”, explicou Jean-Pierre Langellier, ex-correspondente do vespertino francês no Brasil.

Ele relatou os aspectos positivos da economia brasileira, como a inflação controlada em 5,3%, as taxas de desemprego abaixo dos 6%, a indústria moderna e a potência agrícola, que coloca o país em uma posição de “fazenda do mundo”, a autonomia enérgica quase integral e a descoberta do petróleo nas camadas profundas do pré-sal.

A enciclopédia também aponta as fraquezas econômicas do Brasil, como os investimentos insuficientes em pesquisa, a saturação das estradas e das estruturas de transportes portuários e aeroportuários, além das barreiras fiscais e da burocracia que, segundo o jornal, travam o avanço das empresas. 

Nenhum comentário: