terça-feira, 31 de julho de 2012

Remuneração e cadastro de militares já estão disponíveis no Portal da Transparência
 
O Governo Federal disponibilizou, a partir das 17 horas de ontem  (30/07), no Portal da Transparência, mantido pela Controladoria-Geral da União (CGU), as informações sobre a remuneração e cadastro dos militares ativos das Forças Armadas.

Para consultar a remuneração dos militares da ativa, o interessado deverá acessar o Portal da Transparência (
www.portaldatransparencia.gov.br) e clicar na aba “Servidores”. Essa primeira carga de dados traz informações sobre a remuneração referente ao mês de maio. A partir daí, os dados serão atualizados mensalmente.

Os dados divulgados referem-se a informações contidas nas fichas cadastrais e financeiras dos militares das forças armadas, produzidas por cada um dos Comandos (Marinha, Exército e Aeronáutica) e disponibilizadas pelo Ministério da defesa, no total de 358.183 registros.


A consulta discrimina os itens que compõem o cadastro do militar, identificando o posto/graduação, órgão de exercício/lotação, regime jurídico, situação do vínculo, ocorrência de afastamento, jornada de trabalho, data/ato/documento legal de incorporação à força e a remuneração.


Além da remuneração básica, que é composta pela soma das parcelas remuneratórias correspondentes ao soldo e adicionais correspondentes ao posto ou graduação, são informados os descontos obrigatórios como Imposto de Renda, Pensão Militar e Fundo de Saúde.


Para saber mais, acesse o “Entenda a consulta e conheça os itens que compõe a remuneração”, localizado na tela de consulta às remunerações individualizadas. Os descontos de caráter pessoal, incidentes sobre a remuneração, como pagamentos de pensão e de empréstimos consignados, não serão exibidos por serem considerados informações de natureza privada.


Download


Tal como as informações sobre a remuneração dos servidores civil, as informações dos servidores militares também estão disponíveis para download, o que permite aos interessados organizar os dados da forma que desejarem - como, por exemplo, por valores ou órgão público específico -, bem como elaborar gráficos ou tabelas.


O acesso a essa funcionalidade se dá pela Seção de Gráficos e Downloads/Download de Consultas/Servidores. Esta última contempla quatro planilhas no formato aberto CSV (Comma-Separated Values), abrangendo os seguintes dados: Informações Cadastrais dos Servidores; Remunerações; Observações sobre as Remunerações; e Jetons, tanto dos servidores civis como dos militares.


O acesso a tais informações poderá ser feito, ainda, por meio da própria Consulta Servidores/Opção "por nome ou CPF”, no ícone “baixar mais dados”, a partir de aba disponível no canto superior direito da tela inicial do Portal da Transparência.


Servidores civis


Também hoje, no final da tarde, a CGU publica no Portal da Transparência as informações sobre a remuneração dos servidores civil referentes ao mês de junho, que ficam disponibilizadas simultaneamente às informações referentes ao mês anterior.


Próximas Divulgações


Além da consulta publicada hoje, serão divulgadas também, no final do próximo mês, os valores referentes a verbas indenizatórias (como auxílio alimentação, auxílio transporte e auxílio creche), tanto de civis quanto de militares.







Nenhum comentário: