terça-feira, 31 de julho de 2012

Racismo na rede: Aldo Rebelo pede investigação à Polícia


Age bem o ministro do Esporte, Aldo Rabelo, ao pedir à Polícia Federal que investigue as ofensas racistas à judoca Rafaela Silva postada por participantes de redes sociais. Certas atitudes não podem passar sem reação. Integrantes própria equipe da judoca queriam que o assunto fosse esquecido, mas esta seria a decisão errada. Rabelo fez bem em reagir.

Por Mario Marcos, em seu blog


Logo depois de ser eliminada pelos juízes por ter tomado uma atitude incorreta na luta, Rafaela Silva foi ofendida por alguns participantes do Twitter e acabou reagindo com ofensas. Quando foram descobrir a razão do descontrole de Rafaela, tudo ficou claro, como contou a técnica, Rosicleia Campos:

"A chamaram de macaca, que tinha de estar na jaula, que ela era uma vergonha e devia voltar rastejando para o Brasil. Não estou justificando, mas explicando. Ela acabou de sair de uma eliminação difícil, em que era cotada para a medalha, vai à internet falar com as pessoas que estão torcendo por ela e lê ofensas desse tipo? Quem devia ir para a jaula é quem falou isso. Nem eu estou preparada para lidar com algo nesse nível", disse Rosicléia Campos, revoltada.

Depois do incidente, a Confederação Brasileira de Judô acionou o COB. Rafaela foi consultada, assim como seu treinador, Geraldo Rodrigues, e eles pediram que o caso fosse esquecido. A lutadora foi aconselhada inclusive a não postar mais nada no Twitter.

Foi aí que o ministro entrou na discussão. Pediu providências à Polícia Federal, que certamente conseguirá sem dificuldades rastrear as mensagens. Foi o que ocorreu no segundo turno das últimas eleições presidenciais, por exemplo, quando inúmeros internautas foram denunciados e processados.

"Isso é inadmissível. Criticar ou julgar um atleta tudo bem, mas o crime de racismo é inaceitável", disse Rabelo. "A ofensa racista não ofende só a atleta, mas ofende ao país".

Espero que o assunto não seja esquecido mesmo. Muita gente perde o controle nas redes sociais – e em certos momentos resvalam para ofensas pesadas, como estas a Rafaela.

Não houve nem solidariedade a uma garota criada na Cidade de Deus e que, a partir de seu próprio esforço e do apoio recebido do ex-lutador Flávio Canto, venceu suas próprias limitações e chegou a uma Olimpíada com chances de ganhar medalha.

O que pessoas que ofendem assim têm no cérebro em lugar dos neurônios?

Do blog mariomarcos.wordpress.com

Nenhum comentário: